Conheça a verdadeira origem do São João

O São João da Bahia é um dos mais tradicionais do país, movimentando todas as suas 417 cidades. A festa recebe turistas de todo o mundo, mas, ao contrário do que muita gente pensa, tem origem europeia e cristã na Idade Média. De acordo com historiadores, a celebração foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, sendo uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo.

Segundo a crença popular, Maria, mãe de Jesus, e Isabel, mãe de João Batista, fizeram um acordo: quem tivesse o primeiro filho acenderia uma fogueira à porta de casa. O nascimento do santo católico também coincidiria com o solstício de verão (inverno na América do Sul) quando as populações do campo festejavam a proximidade das colheitas e, para afastar os ‘demônios’, faziam sacrifícios acendendo fogueiras.

Outras tradições juninas foram sendo incorporadas ao longo dos anos. A tradição das quadrilhas, por exemplo, foi influência portuguesa dos corridinhos, uma dança típica cujos passos se assemelham à quadrilha. Mas, principalmente no Nordeste, a culinária junina é essencialmente brasileira.

Outros dois santos católicos populares celebrados nesta mesma época São Pedro e São Paulo, dia 29, e Santo Antônio, dia 13. Em Portugal, as festas dos três santos populares marcam o início das festas católicas por todo o país.

SHARE