São João em Itaberaba terá Marcos & Belutti, Filomena Bagaceira, Estakazero e outros

Faltando poucos dias para os festejos de São João, a prefeitura de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, divulgou na última quinta-feira (25) as atrações da festa, que será realizada de 22 a 25 de junho. Estão confirmados na festa a dupla Marcos & Belutti, Targino Gondim, Estakazero, Bete Nascimento, Naldinho & Léo Rios, Filomena Bagaceira, Capitão Forró, dentre outros.

A festa será realizada na Praça do Coqueiro, no centro da cidade. De acordo com a prefeitura, centro do circuito oficial da festa será construída uma vila rural cenográfica, com igrejinha, praça com coreto, curral, casa de farinha, barracão do forró pé de serra e demais elementos que compõe a tradição de uma autêntica festa junina nordestina. Ao redor, diversas barraquinhas com artesanatos locais, comidas e bebidas típicas da região.

Ainda segundo a prefeitura, nos dias que antecedem ao festejo, acontecem vários eventos, a exemplo das “forroças” (carroças sonorizadas) que desfilam pelas ruas da cidade com grupos de sanfoneiros. Há ainda concursos de música tema, de ruas enfeitadas, de quadrilhas, além da definição do Rei e Rainha do São João.

Nos dias oficiais de festa acontecem as manifestações folclóricas como ternos de reis, dança da fita, casamento caipira e recreações em geral (quebra-potes, pau de sebo, corrida no saco, pela porco e muito mais).

Como Chegar

Quem optar por ir até Itaberaba com veículo próprio, saindo de Salvador, deve pegar a BR-324 até Feira de Santana. De lá, o motorista acessa a BR-116 até a altura da localidade de Argoim, na cidade de Rafael Jambeiro, onde deve pegar a BR-242 até Itaberaba. O trajeto tem cerca de 279 quilômetros e duração estimada de 3h50.

Quem preferir viajar de ônibus, a rodoviária de Salvador tem opções todos os dias para Itaberaba. O coletivo que faz a viagem via Argoim sai segunda, quarta e sexta, às 6h30, e domingo às 6h. Via Iaçu, o ônibus sai toda sexta-feira, às 13h30. Já quem prefere pegar o trajeto via Ipirá, os coletivos saem de segunda a sábado, às 8h.

Confira a grade completa do São João de Itaberaba

– QUINTA-FEIRA (22 DE JUNHO)
21h30: Abertura oficial com o Rei e a Rainha do São João
22h: Zumbelê do Forró
00h: Marcos & Belutti
2h: Chico Belo

– SEXTA-FEIRA (23 DE JUNHO)
22H: Targino Gondim
00h: Porta sem Tramela
02h: Estakazero

– SÁBADO (24 DE JUNHO)
15h: Bloco Os Pimentinhas
16h: Arrastão Samba e Amizade
18h: Grupo Samba e Amizade
21h: Bete Nascimento
22h30: Capitão Forró
00h: XaXá Dum Dum
02h: Filomena Bagaceira

– DOMINGO (25 DE JUNHO)
20h Krakes do Forró
22h: Naldinho & Léo Rios
00h: Encerramento da festa

SHARE